2020/02/03

Doublicat cria GIFs deepfake com uma só selfie


Demonstrando que a tecnologia para criar deepfakes inevitavelmente se tornará acessível a todos, a app Doublicat permite aplicar o rosto do utilizador a milhares de GIFs animados a partir de uma única selfie.

Várias apps de criação de deepfakes obrigam os utilizadores a fazer um scan 3D do seu rosto para que possam ser aplicadas ao vídeo de destino. Este Doublicat simplifica isso, bastando uma só selfie banal para que se possam tornar no protagonista de inúmeros "memes" em GIFs animados.



Os criadores da app dizem que estão a pensar lançar uma versão que permite fazer o mesmo com vídeos, mas que tendo em consideração todas as questões relacionadas com os potenciais abusos de deepfakes, é algo que terá que ser feito de forma bastante cuidadosa e ponderada. Até lá, vão assegurando que, ao contrário de outras apps, não guardam os rostos dos utilizadores, e que as suas fotos são eliminadas logo após serem processadas (mas que guardam algumas representações vectoriais dos rostos, mas que garantem não serem partilhadas com empresas terceiras).



Seja como for, para qualquer pessoa que já tenha usado o seu rosto como foto de perfil numa rede social... não fará grande sentido estar agora a preocupar-se com isso.

A app Doublicat está disponível para Android e iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]