2020/02/17

Android 10 beta para o ZenFone Max Pro (M2)


O ZenFone Max Pro (M2) foi lançado com Android 8 Oreo, tendo que aguardar alguns meses até receber o update para Android 9 Pie em finais de Abril de 2019. Passados mais de seis meses sobre o lançamento do Android 10, o ZenFone Max Pro (M2) aguarda ainda pela disponibilização da mais recente versão no Android, mas que deverá acontecer em breve - como indica a chegada de uma versão beta.

Aquando do seu lançamento, o ZenFone Max Pro (M2) tinha como atractivo o facto correr uma versão do Android sem modificações (stock), algo que além de não sobrecarregar o processamento, poderia também contribuir para a disponibilização de actualizações mais céleres. Infelizmente parece que isso não tem acontecido na prática.

Uma visita ao site de suporte para este smartphone revela uma novidade muito interessante. A Asus está a disponibilizar uma versão de testes com o Android 10 para o ZenFone Max Pro (M2), assim como um firmware que permite fazer downgrade para o Android 9 Pie a quem assim o desejar.


Claro está que não possível resistir à curiosidade, pelo que já procedemos à instalação manual desta actualização. De referir que a instalação deste firmware só pode ser efectuada desta forma, não aparecendo a mesma no smartphone quando se activa a função de pesquisa de actualizações.


Pelo que foi possível observar, este firmware está a correr sem problemas, estando por isso muito próximo da versão final. Com este Android 10, o utilizador passa a contar com o novo sistema de gestos, interface escura, respostas rápidas na área de notificações, menu de partilha optimizado, modo sem distracções, novo sistema de permissões e actualizações de segurança via Play Store.

Claro está, continua a não ser recomendada a instalação deste firmware no smartphone caso se trate do vosso equipamento principal. O mais sensato será aguardarem pela chegada da versão final, algo que possivelmente deverá ocorrer até final do mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)