2020/02/20

Android 11 revela novidades


A Google já disponibilizou o Android 11 Developer Preview, que começa a revelar quais as novidades que se podem esperar para a próxima versão do Android - que só deverá ser lançada oficialmente para o público perto do final do ano.

Por agora disponível apenas para os Pixel e destinado aos developers (como o próprio nome indica), o Android 11 Developer Preview ainda está num estado bastante embrionário, mas que permite ir investigando desde já algumas das alterações que a Google está a preparar para este novo Android.

As novidades são muitas - e ainda mais quando se espreita nas alterações nos bastidores para os developers - e incluem coisas como: suporte de sistema para notificações em bolhas flutuantes; nova secção no topo das notificações dedicada a apps de comunicações; modo escuro com horário automático personalizado; captura de ecrã com scroll; captura de ecrã em vídeo; modo "do not disturb" remodelado para mais fácil utilização; suporte nativo para ecrãs com margens curvas e furos no ecrã; manter auriculares Bluetooth ligados em modo de avião; mostrar codecs áudio suportados por dispositivos Bluetooth; impedir que apps chateiem utilizadores com pedidos insistentes de permissões; acesso ao histórico de notificações já eliminadas;  e muitas outras.


Uma das mais interessante vem "inspirada" do iOS, permitindo que se dê permissão de acesso a determinada funcionalidade (localização, câmara, microfone, etc.) apenas durante essa utilização, em vez de se ser obrigado a dizer que sim ou que não para sempre.



Embora já não haja grandes esperanças de que a Google seja capaz de resolver a questão mais grave do Android ao longo da sua década de existência (fazer chegar as actualizações de sistema, de forma global, a todos os dispositivos), as coisas parecem pelo menos bem encaminhadas para consolidar este Android 11 com bastantes melhorias de coisas que o tornarão mais prático e agradável de utilizar no dia a dia.

2 comentários:

  1. Curiosamente no meu S9 Plus tenho bastantes dessas "novidades" desde o Android 9, e mais ainda no 10. A google já anda mais a copiar as alterações da Samsung...

    Quanto aos updates chegarem a tempo e horas e a todos os dispositivos: as marcas não têm interesse nenhum nisso, logo a google não pode forçar demasiado. O S8 tem um hardware mais do que capaz para ter Android 10, 11 etc e passou no 9; o S9 vai parar no 10 e mesmo assim iria muito mais longe. Não vai porque a Samsung (e todas o fazem)

    ResponderEliminar
  2. o meu pixel 3a com o android 10 ja tem a funcionalidade de escolher se quero por exemplo permitir o gps ou nao ou so quando a app esta aberta

    ResponderEliminar

[pub]