2020/02/25

Android 11 vai reconhecer toque duplo na traseira


Continuam a descobrir-se novidades do Android 11, agora referentes ao reconhecimento de um toque duplo na parte de trás do smartphone.

Embora nem todas as funcionalidades que estão a ser descobertas no Android 11 Developer Preview possam ser lançadas na versão final para o público daqui por sete ou oito meses, esperemos que esta que reconhece um toque duplo feito na traseira seja uma das que resista.

Este novo gesto expande a capacidade de acções dos Android - embora numa primeira fase possa estar limitada aos smartphones Pixel - e será capaz de funcionar até nos smartphones com capas de protecção, já que recorrerá aos acelerómetros e giroscópios para reconhecer o duplo toque.

Por agora o duplo toque pode ser configurado para activar o Google Assistant ou lançar a app da câmara, e funciona mesmo com o smartphone em modo de suspensão (sem o ecrã activado), o que o torna numa forma prática de aceder às ditas funcionalidades. Resta apenas esperar que a Google não seja demasiado "exclusiva" e não demore a fazer chegar isto a outros modelos que tenham Android 11, ou até que o torne num gesto "obrigatório" para todos os smartphones que venham com Android 11 de origem, o que ajudaria a torná-lo num gesto standard.

... Potencialmente até poderá contribuir para o potencial desaparecimento dos botões físicos, que invariavelmente acabam por começar a dar problemas ao fim de alguns anos, especialmente em situações em que são "abusados" com duplos-cliques para aceder à câmara, etc.

1 comentário:

  1. OffTopic: Essas capas da Auto Focus (Capa da foto) são simplesmente geniais. São tão finas que depois de as colocar parecem que estamos a usar o smartphone sem capa.

    ResponderEliminar