2020/02/16

Autoflip da Google ajusta vídeos a qualquer formato

A Google disponibilizou uma nova ferramenta que faz milagres na conversão de vídeo para qualquer formato de ecrã: o Autoflip.

Por muito que se tente promover a utilização do vídeo no formato horizontal 16:9, acaba por ser impossível impedir que sejam muitas as pessoas (e apps) que acabam por usar vídeos na vertical, com formato quadrado, ou outros. Daí a Google ter criado este interessante Autoflip, que pode pegar num vídeo e convertê-lo para qualquer outro aspecto à escolha do utilizador.


O sistema é bastante complexo, tendo em consideração coisas com o rosto das pessoas, objectos ou elementos em destaque na imagem, e até reconhecendo transições entre diferentes estilos de cenas. Mas o importante é que os resultados parecem ser verdadeiramente fantásticos, mesmo em casos extremos em que se quer passar de um vídeo 16:9 para um vídeo vertical 9:16, para formato quadrado 1:1, ou até para formato ultra-alargado 2.35:1 / 21:9.

Infelizmente por agora ainda não existe uma forma fácil em "app" pronta a usar para o podermos experimentar, mas está o código disponível no GitHub assim como instruções de o usar via linha de comandos. Suspeito que não demorará muito até que alguém o converta para uma app, facilitando a sua utilização (aliás, não sei porque a própria Google não o terá feito).

1 comentário:

  1. Estava a ler e a pensar, que app fixe!

    Afinal não! Vamos lá ver se a Google faz uma app ou então mete no Google photos de alguma forma.

    ResponderEliminar