2020/02/16

Readily3D imprime objectos 3D em segundos


Quem estiver desanimado pelo longo tempo de impressão 3D de peças mais complexas, vai gostar de saber que uma nova técnica de impressão usada pela Readily 3D promete reduzir drasticamente esse tempo, permitindo impressões 3D em segundos.

A tecnologia de impressão 3D da Readily3D é bastante curiosa. Na sua essência o sistema recorre a uma técnica idêntica à de impressão SLA em resina com endurecimento por luz; mas em vez de usar uma técnica de impressão por camadas, em que o modelo vai sendo elevado progressivamente de um tanque de resina, vai buscar inspiração a técnicas utilizadas nos TACs, para fazer uma impressão rotativa.


Nesta impressora, temos um laser que é modulado por um chip DLP, e que vai criando progressivamente a peça num reservatório de resina que vai rodando - com uma câmara a acompanhar o processo para garantir que está a progredir como seria suposto. Como grandes vantagens temos uma velocidade de impressão reduzida e que dispensa a necessidade de imprimir estruturas de suporte, mesmo no caso de peças mais complexas com muitos elementos "suspensos", já que a impressão é realizada integralmente em suspensão dentro da resina.

Por agora o sistema de impressão permite apenas um volume de impressão de poucos centímetros cúbicos (16x16x20 mm) com precisão de 80 microns, mas os seus criadores dizem que a técnica poderá ser usada para volumes maiores, de até 15 cm3.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)