2020/02/18

Baterias lithium-sulfur prometem revolução na autonomia


Depois das populares baterias lithium-Ion, poderão ser as de lithium-sulfur a trazer-nos a revolução que há muito se aguarda.

A evolução das baterias tem acontecido a um ritmo bastante mais lento do que seria desejado, mas investigadores da Monash University na Austrália trazem novas esperanças para o sector, com a criação das mais eficientes baterias lithium-sulfur até à data.

Estas baterias tem estado em desenvolvimento há vários anos, mas estes investigadores dizem ter conseguido superar alguns dos problemas existentes - curiosamente, com ajuda de técnicas utilizadas nos detergentes em pó - criando a mais eficiente bateria com esta tecnologia. Uma tecnologia que permitiria criar uma bateria de smartphone com autonomia para cinco dias; ou uma bateria para automóvel que facilmente permitisse superar os 1000km de autonomia.

A grande questão é saber se será possível transpor estes avanços para as linhas de produção e tornar o produto comercializável a preço convidativo. Por agora, as patentes estão asseguradas e protótipos destas baterias estão a ser produzidas pelo Fraunhofer Institute, destinados a serem instalados em automóveis eléctricos e sistemas de armazenamento de energia na Austrália, ao longo deste ano.

1 comentário:

  1. Todos os anos vejo dúzias de notícias sobre uma nova tecnologia revolucionário para as baterias.
    Já perdi a conta.

    ResponderEliminar