2020/02/24

Comissão Europeia recomenda app Signal


Depois de múltiplos embaraços com casos de espionagem e vigilância, a Comissão Europeia está a recomendar a todos os seus funcionários que passem a utilizar a app Signal para as comunicações.

A app Signal, que promete encriptação end-to-end das comunicações, significando que nem o próprio serviço tem acesso às comunicações dos utilizadores, tem-se assumido como a app de comunicação para quem deseja a máxima segurança e privacidade, e conta agora com mais uma recomendação de peso: a Comissão Europeia está a recomendar a utilização do Signal aos seus funcionários.

A medida surge na sequência de vários casos de espionagem a membros da UE, e também da descoberta que um dos maiores fornecedores de equipamentos de encriptação para governos era afinal uma empresa secretamente controlada pela CIA, e que assim conseguia espiar todas essas comunicações.

No caso da app Signal será natural que suspeitas idênticas possam surgir, mas neste caso temos a diferença da app assentar em tecnologia que tem sido disponibilizada como open-source, permitindo que especialistas ou meros curiosos possam espreitar todo o seu funcionamento interno e descobrir todo e qualquer elemento minimamente suspeito. Por agora, será bom ver a CE dar razão a Edward Snowden e aderir à utilização desta app... e o mesmo se aplica a todos os utilizadores que prezem a sua privacidade e segurança das comunicações.

3 comentários:

  1. E eis que finalmente começam a verificar em concreto que afinal o "Tio Sam" foi, é e sempre será um tremendo de um "rico" sacana...

    ResponderEliminar
  2. Pensava que eram só os chineses que faziam espionagem! 🤔

    ResponderEliminar