2020/02/25

NASA prepara manobra arriscada para enterrar sonda em Marte


Após quase um ano de frustrações a tentar penetrar com uma sonda no subsolo marciano, a NASA prepara-se para uma manobra arriscada com a sonda Insight Lander.

Desde final de Fevereiro de 2019 que a sonda de temperatura que se deveria enterrar no solo marciano tem estado "encravada", com a consistência do solo a fazer com que a sonda comece a saltar para fora do buraco em vez de se enterrar cada vez mais. Ao longo dos meses seguintes foram sendo tentadas técnicas criativas, mas infelizmente sem qualquer sucesso.

Agora, esgotadas todas as opções, a NASA vai tentar usar o braço robótico da InSight para empurrar directamente a sonda para baixo. Uma medida que estava a ser evitada devido ao receio de poder danificar o cabo que liga a sonda (anteriormente já tinha sido tentado fazer pressão lateralmente com o braço robot).



Serão necessárias mais algumas semanas para determinar se esta nova tentativa terá melhor sorte que as técnicas anteriores, mas se não for o caso, parecem ficar esgotadas as técnicas ao dispor da NASA para tentar fazer com que a "mole" se consiga posicionar no subsolo marciano para fazer as leituras que estava previsto fazer.

Actualização: A táctica parece estar a resultar!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)