2020/03/15

NASA parece ter conseguido "empurrar" sonda no solo de Marte


A manobra arriscada tentada pela NASA para empurrar a sonda para o subsolo marciano parece estar a resultar, fazendo renascer as expectativas de que a "toupeira" electrónica consiga atingir profundidade pretendida.

Após um ano de frustrações com a incapacidade da sonda da Insight Lander em perfurar o solo, e após diversas tentativas para o conseguir, a NASA recorreu à sua técnica de último recurso, usando o braço robótico para pressionar a sonda directamente para baixo. Isto aconteceu depois de já várias tentativas menos agressivas, como usar o braço para pressionar a sonda lateralmente contra o solo, que infelizmente não resultaram.



As últimas imagens revelam que a sonda parece ter conseguido ganhar "tracção" suficiente para penetrar ligeiramente no solo, mas serão necessárias mais algumas semanas para saber se desta vez a sonda conseguirá efectivamente aprofundar-se no solo de Marte, ou se voltará a resvalar e a saltitar em direcção à superfície como anteriormente. Seja como for, por agora as perspectivas são mais inspiradoras do que alguma vez foram ao longo dos últimos 12 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)