A manobra arriscada tentada pela NASA para empurrar a sonda para o subsolo marciano parece estar a resultar, fazendo renascer as expectativas de que a "toupeira" electrónica consiga atingir profundidade pretendida.
Após um ano de frustrações com a incapacidade da sonda da Insight Lander em perfurar o solo, e após diversas tentativas para o conseguir, a NASA recorreu à sua técnica de último recurso, usando o braço robótico para pressionar a sonda directamente para baixo. Isto aconteceu depois de já várias tentativas menos agressivas, como usar o braço para pressionar a sonda lateralmente contra o solo, que infelizmente não resultaram.
A bit of good news from #Mars: our new approach of using the robotic arm to push the mole appears to be working! The teams @NASAJPL/@DLR_en are excited to see the images and plan to continue this approach over the next few weeks. 💪 #SaveTheMole— NASA InSight (@NASAInSight) March 13, 2020
FAQ: https://t.co/wnhp7c1gPT pic.twitter.com/5wYyn7IwVo
As últimas imagens revelam que a sonda parece ter conseguido ganhar "tracção" suficiente para penetrar ligeiramente no solo, mas serão necessárias mais algumas semanas para saber se desta vez a sonda conseguirá efectivamente aprofundar-se no solo de Marte, ou se voltará a resvalar e a saltitar em direcção à superfície como anteriormente. Seja como for, por agora as perspectivas são mais inspiradoras do que alguma vez foram ao longo dos últimos 12 meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)