2020/03/15

Repórteres sem Fronteiras lançam biblioteca sem censura no Minecraft


Sabendo-se que a internet não tem permitido o acesso à informação da forma tão global quanto se desejava, surge um curioso projecto dos Repórteres sem Fronteiras que recorre ao Minecraft para ultrapassar as fronteiras da censura, criando uma biblioteca com toda a informação para quem a quiser aceder.

Embora, em teoria, a Internet devesse garantir um acesso directo e livre de restrições a toda e qualquer informação; na prática as coisas revelam-se mais complicadas, fruto das fronteiras / barreiras digitais que vão sendo impostas com cada vez mais frequência. Em resultado disso, os Repórteres sem Fronteiras tiveram a curiosa ideia de usar o mundo virtual do Minecraft para recriar uma imponente biblioteca livre de censura.



Esta biblioteca livre de censura tira partido do facto do Minecraft ser um jogo que (pelo menos até ao momento) está disponível e acessível a pessoas de todo o mundo, ultrapassando os bloqueios que diversos países fazem a notícias que consideram indesejadas - como as referentes à pandemia do coronavirus. E mesmo que alguns países tentem bloquear o acesso, será fácil replicar esta biblioteca em muitos outros servidores, para garantir que os conteúdos permaneçam acessíveis.

Não deixará de ser algo caricato ter que recorrer a um mundo virtual para obter a liberdade de acesso à informação que deveria estar garantida no mundo real... mas, sempre é melhor que nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)