Com o iPadOS o iPad da Apple ficou mais capaz que nunca, mas isso não significa que será fácil para os utilizadores darem uso a essas novas capacidades.
A demonstrá-lo está a complexa sequência de coisas a fazer para se poder abrir uma app em duplicado lado a lado, por exemplo o Pages, com dois documentos diferentes.
Ora vejam:
- Abrir o primeiro documento na app pages (até aqui, é simples).
- De seguida deslizar para cima do fundo do ecrã para revelar a dock de apps (não puxar demasiado, senão entra-se no modo de mudança de apps).
- Voltar a carregar no icon da app Pages - acção que normalmente lançaria a app, mas quando já está aberta tem comportamento diferente.
- Carregar no pequeno icon "+" que aparece no lado oposto do ecrã.
- Entramos na segunda sessão do Pages, que é em tudo idêntica à primeira (o utilizador terá que saber que não é).
- Abrir o segundo documento nesta sessão da app.
- Voltar a deslizar a partir do fundo para chamar a dock de apps.
- Carregar e manter pressionado o icon da app Pages e arrastá-la para cima da janela do Pages (com o cuidado de não ficar a pressionar durante demasiado tempo, senão irá iniciar outra acção).
- Largar a app no meio do ecrã para iniciar uma sessão "Slide Over", ou no lado esquerdo ou direito para iniciar uma sessão com as apps lado a lado.
Tradicionalmente, o iPhone e iPad (e o iOS) eram conhecidos por serem "intuitivos" de utilizar. Com o iPadOS e o aumento das funcionalidades, a Apple está a ter dificuldade em fazê-lo de forma a que a tal simplicidade seja mantida. O facto de poucas pessoas conseguirem abrir a mesma app lado a lado num iPad torna-se um exemplo de que será preciso fazer algo quanto a isso (ou arriscarem-se a que tal seja um "segredo" apenas utilizado por alguns poucos especialistas).
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)