A Capella Space diz estar pronta para revolucionar os sistemas de observação a partir do espaço, com uma nova tecnologia que permite fazer satélites compactos capazes de mostrar o que se passa na Terra em tempo real usando SAR de alta-resolução.
A tecnologia SAR (Synthetic Aperture Radar) já é utilizada há muito, permitindo ver a Terra independentemente da existência de nuvens, nevoeiro, ser de noite, etc. No entanto, a Capella Space diz que a sua tecnologia permite manter uma resolução inferior a de 0.5m por pixel, que será suficiente para obter imagens de alta-qualidade em tempo real, de qualquer ponto do planeta.
Será o tipo de coisa que há muito se espera desde que a vista de satélite do Google Maps e Google Earth se popularizou, mas que neste caso permitiria ver aquilo que se está a passar nesse mesmo instante, em vez de serem imagens estáticas captadas há meses ou anos.
Como se poderá imaginar, este é o tipo de tecnologia que terá como principal cliente os militares e agências de inteligência; mas suspeito que será apenas uma questão de tempo até que comece a ficar acessível a serviços comerciais e, posteriormente, ao público em geral.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)