2020/02/20

Como fazer grupos de colunas com Google Home


Quem tiver várias colunas Google Home espalhadas pela casa poderá combiná-las em grupos para poder ouvir a mesma música pela casa toda (ou pelas divisões que desejar).

De particular interesse para quem já espalhou vários Google Home pela casa, é a capacidade de poder agrupar as colunas para que funcionem como se fosse uma só, replicando a funcionalidade que se teria com sistemas de som multi-room. E o processo é incrivelmente simples.

Tudo o que é necessário é dar um salto aos settings da app Google Home, e seleccionar a opção de "Create Speaker Group". Aí podemos criar grupos de colunas, como por exemplo, "colunas dos quartos", "colunas do andar de cima", etc. E depois de isso estar feito, basta complementar o habitual pedido "Ok Google, play music" com "Ok Google, play music on 'group'", para que a música saia por todas as colunas do dito grupo.

Poderá ser um pouco mais complexo do que ter apenas um sistema de som multi-sala; mas é preciso não esquecer que continuamos a ter todo o poder do Google Assistant à distância de uma pergunta ou comando de voz, em todas as divisões onde tivermos os Google Home / Home Mini / Home Max.

3 comentários:

  1. Para além das colunas Google Home também é possível associar os chromecast, incluindo os descontinuados chromecast audio.
    Num dos grupos tenho 6 dispositivos e por vezes noto interrupções mas em geral funciona muito bem para criar ambiente em toda a casa :)

    ResponderEliminar
  2. PAra além dos Google Home, associar colunas bluetooth nos grupos é ainda uma maior vantagem!

    ResponderEliminar
  3. O estúpido é não se poder adicionar box's tv com chromecast a esses grupos.
    Tenho dois chromecast audio (um ligado a uma coluna bluetooth e outro a umas colunas 2.1) e uma mi tv (colunas 5.1) e é frustrante não conseguir ter no grupo o meu melhor sistema de som (embora os vizinhos agradeçam).

    ResponderEliminar