2020/02/09

Facebook compra Scape Technologies de localização visual


O Facebook comprou a startup britânica Scape Technologies, que tem desenvolvido tecnologia de localização visual que permite saber a localização exacta usando a câmara dos smartphones apontados para o cenário em redor.

Hoje em dia o GPS já se tornou "banal", mas o mesmo ainda não nos permite fazer a localização com o nível de precisão que se vai exigindo. A Scape Technologies compensa isso com a análise visual do que existe em redor, usando a câmara, e a partir dessas imagens e da perspectiva fazer o processamento de modo a determinar a localização do utilizador.

É uma tecnologia que facilita a criação de apps com realidade aumentada que necessitem de manter um posicionamento "perfeito" com o mundo real.



Não se pode dizer que seja caso único, o próprio Google Maps já utiliza uma técnica idêntica para o modo de navegação pedonal em realidade aumentada, e que também usa as semelhanças das imagens encontradas pela câmara com aquelas captadas pelo Street View e outras informações, para saber sempre o local e orientação do utilizador.

... Não se admirem se daqui por uns meses surgir algo idêntico vindo do Facebook...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)