2020/02/29

Facebook transforma fotos 2D em 3D com AI


Tirar uma foto "3D" vai deixar de obrigar a recorrer a um smartphone com câmara dupla, já que o Facebook vai aplicar a magia da inteligência artificial para recriar o efeito 3D a partir de uma foto 2D convencional.

Os smartphones com duas câmaras conseguem fazer uma estimativa da profundidade dos elementos na imagem usando um sistema chamado esteroscopia - de forma semelhante à visão tridimensional que temos graças aos nossos dois olhos. No entanto, existem outros sistemas.

Tal como uma pessoa consegue fazer a estimativa da distância dos diferentes elementos ao olhar para uma foto 2D, também existem sistemas que dão uso a redes neuronais / Inteligência Artificial para o fazerem, e foi precisamente isso que o Facebook fez para converter fotos 2D em 3D.


O efeito prático é que, para além de toda a complexidade que se esconde por trás deste sistema e que passa completamente despercebido aos utilizadores, passa a ser possível aplicar o efeito 3D até a fotos captadas com um smartphone com uma única câmara. Há que ter em conta que nem sempre o efeito poderá resultar da forma esperada, mas é melhor do que nada (para quem achar piada ao efeito 3D).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)