2020/02/21

Galaxy S20 e S20+ acusados de não terem zoom 3x real


A Samsung parece não se conseguir livrar de polémicas a cada novo lançamento, desta vez com os Galaxy S20 e S20+ a serem acusados de publicidade enganosa por não terem uma objectiva zoom real.

Um site está a acusar a Samsung de fazer publicidade enganadora ao anunciar os Galaxy S20 e S20+ como tendo um zoom de 3x - escondendo-se atrás da designação Hybrid Optic Zoom - quando na realidade as supostas câmaras de zoom vêm com objectivas wide-angle praticamente idênticas à da câmara principal.


Em vez de um objectiva verdadeiramente zoom, com ângulo de visão mais reduzido, o S20 e S20+ usam na câmara "zoom" uma objectiva com campo de visão de 76º, virtualmente idêntica à de 79º da câmara wide-angle principal. A diferença é que aqui temos um sensor de 64MP em vez de um de 12MP, com o zoom a ser conseguido à custa do corte digital da imagem do sensor. Ou seja, não se irá ter uma imagem de 64MP com zoom de 3x, como alguns poderiam ser levados a acreditar, mas sim uma foto que mostrará uma secção do sensor de 64MP, para criar o efeito de um zoom de 3X a partir de uma objectiva normal.


Em defesa da Samsung, a marca não esconde que está a fazer isto, embora se possa conceder que o recurso às designações Hybrid Optic Zoom, Space Zoom, e assistência com AI no zoom, não seja propriamente as mais transparentes.


Só o Galaxy S20 Ultra é que conta com uma teleobjectiva realmente óptica, com campo de visão de 24º (usando o sistema telescópico com a objectiva "deitada"), que permite o famoso zoom de até 100x quando usado com a assistência AI.


Este não é o primeiro caso de pseudo-zooms conseguidos com recurso ao "crop" dos sensores de maior resolução em combinação com objectivas que, por si só, não atingem o nível de zoom anunciado. Por um lado, pode perceber-se o desejo de não querer baralhar demasiado os consumidores com aspectos técnicos que os possam confundir; por outro lado, arriscam-se a serem acusados de estarem a "enganá-los" por não indicarem claramente que o suposto zoom 3x não é assim tão verdadeiro como fazem entender.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)