2020/02/21

Especialistas explicam porque o vidro do Z Flip precisa de película de protecção


O Galaxy Z Flip está no centro de uma polémica devido ao ecrã de vidro que risca como se fosse plástico, mas ajuda perceber porque é que isso acontece.

No Galaxy Z Flip a Samsung fez questão de referir que, pela primeira vez, chegava ao mercado um smartphone com ecrã dobrável que usava vidro no ecrã em vez de plástico. Uma notícias recebida com bastante agrado, até se descobrir que afinal o suposto vidro riscava com extrema facilidade como se fosse plástico (na verdade, o que risca é uma película de protecção plástica sobre o vidro). Mas então porque motivo se faz publicidade ao vidro, se depois se aplica plástico por cima?

É isso que vários especialistas em vidro ajudam a perceber...


Para além do facto de que criar vidro dobrável é, por si só, um feito de engenharia - estando-se a falar de vidro espessura idêntica à de um cabelo - o maior problema é que em vidros desta espessura qualquer imperfeição se pode revelar "fatal". Enquanto que num ecrã tradicional o vidro poderá sobreviver relativamente incólume a riscos acidentais (e já nesse caso, muitos terão passado pelo caso de ver um risco fragilizar o vidro ao ponto de estalar ou partir), num vidro flexível ultra-fino até o mais pequeno risco poderá rapidamente levar à sua destruição.

É por isso que, de forma aparentemente antagónica, a Samsung optou por aplicar uma película de protecção plástica para proteger o vidro no Galaxy Z Flip.

... Mas há esperança. A Corning diz que daqui por mais um par de anos, espera já ter vidro flexível que seja capaz de ser usado directamente sem necessidade de películas de protecção adicionais...

1 comentário:

  1. isso dá para ver no video do jack, no sitio onde ele sitio onde ele riscou o vidro no stress test, quando foi para fazer o video de desmontar o telemóvel num dos riscos o vidro estava a estalar por baixo do plástico.

    ResponderEliminar