2020/02/13

Hub Hama com 2 portas USB-C

As portas USB-C prometem a universalidade das ligações, mas nem sempre chegam em número suficiente para se ligar tudo o que se precisa. Daí a relevância de hubs USB que permitam multiplicar o número de fichas disponíveis.


A flexibilidade que as portas USB-C oferecem fizeram com que muitos fabricantes abdicassem das restantes fichas de ligação nos portáteis, e com isso chegam outras dificuldades que podem obrigar à utilização de um hub USB para multiplicar o número, e tipo, de portas disponíveis.

A mobilidade oferecida pelos ultrabooks acaba por ter na reduzida espessura do corpo, uma "justificação" para a ausência de portas de rede ou USB, complicando a vida a quem pretende ligar periféricos ao seu computador. Daí que os hubs (concentradores de portas) USB acabam por se tornar um acessório quase obrigatório para contornar as limitações nas portas disponibilizadas pelos ultrabooks.

Existem opções para quase todos os gostos, com diferentes tipos de portas, pelo que não será difícil encontrar um hub que sirva os nossos intentos. Há contudo uma tipologia de produto que não tem grande oferta, com os fabricantes a considerarem que as portas USB-C dos portáteis são suficientes.


Num portátil com apenas duas portas USB-C, caso se utilize uma delas para ligar um hub, ficamos desde logo com menos uma opção disponível. Se se utilizar a outra para carregamento, não poderão ligar outros periféricos através de uma porta USB-C. Esta pode parecer uma situação que faz pouco sentido, mas há no mercado muitos equipamentos com este tipo de limitação.



Por norma, o que acontece é o hub disponibilizar uma série de portas extras, mas nenhuma USB-C.
Este hub da Hama tem a particularidade de oferecer uma porta USB-C extra, o que acaba por ser muito prático para quem pretender ligar ao seu computador não só os periféricos com porta USB-A tradicional, mas também, outros com USB-C.



O hub apresenta duas portas USB Type-A e duas portas USB Type-C. De referir que as quatro portas respeitam a norma USB 3.1 Gen 1, permitindo ligações a 5 Gbit/s. As quatro portas servem apenas para transferência de dados, não permitindo a ligação de monitores USB.

A ficha de ligação vem incluída com o hub, não sendo removível. O facto do cabo ter um comprimento reduzido poderá levantar problemas na ligação do periféricos, com estes a ficarem demasiado junto ao equipamento a que o hub está ligado.



Porta USB-A


Porta USB-C

Em termos de velocidade de transferência, este hub da Hama consegue cumprir o previsto para a especificação USB 3.1 Gen 1, com as duas portas a ficarem um pouco abaixo (430-447MB/s) do máximo teórico previsto (625MB/s)



Não sendo um hub tão versátil como outras propostas que já apresentámos, distingue-se pelo facto de ser compacto e disponibilizar duas porta USB Type-C.

Este hub Hama USB Type-C está disponível nas lojas nacionais, com um preço recomendado de 37 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)