2020/02/20

Mensagem "Find My Mobile 1" assusta clientes Samsung


A Samsung pregou uma partida indesejada a alguns utilizadores, que viram surgir nos seus smartphones Galaxy uma estranha mensagem do serviço Find My Mobile com apenas um "1".

O serviços Find My Mobile é o serviço de localização de smartphones da Samsung, que permite localizar onde está um smartphone a cada momento (útil para assistir em caso de smartphones perdidos ou roubados), e como tal é um serviço onde qualquer mensagem aconselha desde logo alguma cautela. Ao verem surgir uma mensagem inesperada como esta, é natural que se ficasse a suspeitar se seria alguém estranho que teria conseguido entrar no sistema e teria acesso à localização e estaria a enviar mensagens para "assustar" os utilizadores.

Felizmente, não terá sido o caso. A Samsung já veio esclarecer que se tratou de um erro durante um teste interno, e que acidentalmente terá chegado a um número limitado de smartphones Galaxy de clientes.



Este não é o primeiro caso do género, e provavelmente não será o último. Ainda assim, relembra para a necessidade de ter cuidados redobrados quando se lida com serviços que podem inadvertidamente chegar a milhões de clientes. Hoje foi uma simples mensagem; mas imaginem que se tratava de um comando para por o smartphone a apitar com o volume máximo; ou que bloqueasse o acesso ao smartphone; ou até que o apagasse remotamente? Há todo um sem número de situações onde os comandos remotos poderão causar um desastre - e só estamos a falar deste serviço em particular...

7 comentários:

  1. Não foram apenas os smartphones, tenho um tablet da samsung que também tinha a mensagem hoje manhã

    ResponderEliminar
  2. S7 edge a assustar-me assim que acordei.

    ResponderEliminar
  3. "Hoje foi uma simples mensagem; mas imaginem que se tratava de um comando para por o smartphone a apitar com o volume máximo; ou que bloqueasse o acesso ao smartphone; ou até que o apagasse remotamente? Há todo um sem número de situações onde os comandos remotos poderão causar um desastre - e só estamos a falar deste serviço em particular"
    Isso já é divagar, pois para fazer isso é preciso a password do MySamsung.

    ResponderEliminar
  4. Eu também recebi a mensagem

    ResponderEliminar
  5. Bem que não tinha percebido a notificação, ainda pensei que fosse do smartwatch

    ResponderEliminar