2020/02/02

Modo secreto Dyno Test desliga controlo de tracção nos Tesla


Colocar um Tesla a derrapar é algo que não podia ser feito facilmente, mas que passa a sê-lo com a descoberta de um modo "Dyno Test" que desactiva o controlo de tracção e estabilidade.

Ao contrário de outros automóveis que permitem desactivar o controlo de tracção, nos Tesla isso só era possível se se desligasse fisicamente um dos sensores de rotação das rodas - causando uma série de erros no carro que desactivam todos os sistemas (incluindo a direcção assistida). Agora, descobriu-se que afinal existe uma forma mais simples de o fazer.

O modo Dyno Test pode ser activado com o carro em "park", carregando no pisca para a esquerda e mantendo pressionado o botão Tesla até que pisque, e de seguida escrevendo "dynotest" como código de acesso na janela que surge. (Para regressar ao modo normal, há que fazer o "power off" do carro, sair e voltar a entrar.)

Este modo é concebido para quando se coloca um Tesla num banco de potência (dinamómetro), e onde se pretende apenas o acesso directo à potência do carro sem interferência dos sistemas de segurança. Como será de imaginar, é um modo profundamente desaconselhado de se utilizar na vida pública, já que o imenso binário dos motores eléctricos faz multiplicar exponencialmente os riscos de se perder o controlo do carro (ao estilo dos que se queixam das "acelerações inesperadas").

Mas... para quem tiver um espaço privado com área livre suficiente, estiver curioso para ver o que seria conduzir um Tesla sem assistência dos controlos electrónicos, e não se importar de estourar umas centenas de euros em pneus em poucos minutos... fica a saber como o pode fazer.




Actualização: Não foi necessário esperar muito para começar a ver os resultados práticos de activar isto na estrada...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)