2020/02/12

Samsung Galaxy Z Fold chega com vidro flexível


A par dos novos Galaxy S20 a Samsung oficializou também o Galaxy Z Fold com ecrã dobrável, que estreia um vidro ultra-flexível a protegê-lo.

A era dos ecrãs dobráveis plásticos durou menos do que se imaginaria. Com a aposta nos ecrãs dobráveis as marcas fizeram-nos regressar aos tempos pré-históricos dos touchscreens sem protecção em vidro, que facilmente se riscavam com as unhas (ou os então comuns stylus) - era que foi caindo no esquecimento com as sucessivas gerações de Gorilla Glass e equivalentes, prometendo resistência sempre acrescida e que, em em grande parte, fizeram esquecer a utilização das películas de protecção de ecrã.

Foram memórias que regressaram com os primeiros modelos com ecrãs flexíveis, mas que voltam a ser relegadas para o passado com a chegada do Galaxy Z Flip. Este modelo estreia a utilização de um vidro flexível ultra-fino, capaz de acompanhar a dobra do ecrã. O efeito prático é o de trazer os modelos com ecrãs dobráveis para a modernidade que se assumia que um smartphone devesse ter nesta altura.


Mas nem tudo é perfeito. Mesmo com este vidro flexível o Galaxy Z Fold apresenta um ligeiro "vinco" no ecrã, que continuará a relembrar continuamente os mais "picuinhas" que ainda há efeitos secundários desta tecnologia.


E embora a sensação de toque no ecrã tenha ficado equiparado aos smartphones com ecrãs rígidos devido ao vidro, também será lamentável que o Z Flip, quando dobrado, não fique com ambas as secções completamente encostadas como acontece com o Razr - embora, entre esse aspecto e a utilização do vidro, penso que será um detalhe que a maioria dos interessados estará disposto a superar.

Com um Snapdragon 855+ , 8GB de RAM e 256GB, câmaras duplas de 12MP e frontal de 10MP, o Z Galaxy Fold não tem o mais recente hardware mas mantém argumentos suficientes para se manter relevante. No entanto, continuará a ser um modelo que se destina a quem privilegia o factor "diferença" e que procura um smartphone dobrável por ser dobrável; para os demais, melhor ficarão servidos em poupar algum dinheiro e ir para os Galaxy S20.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]