2020/02/07

Tesla remove Piloto Automático de Model S vendido em segunda mão


A Tesla volta a estar no centro de polémica, depois de ter removido a funcionalidade de Autopilot num Model S usado que tinha sido vendido com essa funcionalidade activada.

O comprador de um Model S que tinha sido vendido com a funcionalidade Autopilot com Full Self Driving (FSD) foi surpreendido quando, na actualização de software do carro que recebeu após o ter comprado, viu essa funcionalidade ser removida, e agora sendo-lhe pedido 8 mil dólares para que volte a ser activada. O carro foi comprado usado, com a indicação que tinha o modo FSD incluído (e tinha, estando funcional até à dita actualização).

Embora a Tesla já tenha começado a remover o acesso aos carregamentos ilimitados nos carros que vende, até à data nunca tinha desactivado funcionalidades que tinham sido compradas com a primeira aquisição do veículo. Além do mais, a sua explicação é algo críptica e não ajuda a perceber o que se terá passado, dizendo apenas que levou a cabo uma "auditoria" e que determinou que aquele carro não deveria ter acesso ao modo FSD - o que não deixa de ser estranho, quando foi a própria Tesla a vender aquele automóvel, com aquela funcionalidade indicada com estando incluída, a um concessionário que posteriormente vendeu o carro ao cliente final.

A existir qualquer "auditoria" e remoção de funcionalidades, as mesmas deveriam ter ocorrido antes da Tesla o vender a quem quer que fosse; e nunca depois de o ter vendido com a indicação de que o modo FSD estava incluído.


Mesmo tendo existido um lapso por parte da Tesla, o mais justo seria simplesmente manter as condições que estavam indicadas. Desta forma (e infelizmente existem mais relatos idênticos de outras pessoas a quem o FSD foi removido mesmo depois de terem pago por ele, com a Tesla a chegar ao cúmulo de pedir a factura para comprovar!) a Tesla parece estar a contribuir ela própria para a desconfiança de que as funcionalidades desbloqueadas por software poderão ser sumariamente removidas assim que um carro é revendido, obrigando o novo dono a pagar novamente pelas coisas que já tinham sido pagas pelo dono anterior.

Actualização: Sem grandes explicações, a Tesla reactivou a funcionalidade.

6 comentários:

  1. Pois, realmente essa é engraçada...

    ResponderEliminar
  2. Já há detalhes, a história tinha de estar mal contada. O carro foi comprado e depois devolvido mais tarde sob a "lemon law" que existe na Califórnia.

    A Tesla depois vendeu o carro a um stand em leilão e "esqueceram-se" de desligar o autopilot, ninguém pagou pelo extra por isso quando detectaram desligaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a não desculpar que o carro tenha sido vendido pela Tesla com a indicação que tinha o FSD... Se foi esquecimento, cabe-lhes a eles suportar o erro.

      Eliminar
    2. Eles no leilão não venderam com o FSD, mas seja como for concordo contigo nessa parte, eles enganaram-se e sinceramente eu deixava o FSD e suportava o "custo" (que na verdade é perto de zero para eles neste momento) em vez de me arriscar a estas tretas que só dão má imagem, seja ou não culpa deles.

      Eliminar
  3. Carros eletricos so para as crianças brincar. :)
    Ha aí tanta caca que faz puluição e agora vem com o negocio dos eletricos.

    ResponderEliminar
  4. Mesmo assim, se o esquecimento foi da Tesla e o carro foi comprado com essa funcionalidade é quase que um roubo utilizar uma atualização que deveria ser para correcção de erros e melhorias,desativar ou avariar propositadamente sistemas.
    Como comprador fico muito alarmado com esta falta de ética. Se são homens para fazer isto, que mais podem eles fazer???

    ResponderEliminar