2020/03/18

Apple revela novo iPad Pro com LIDAR e Magic Keyboard


Dispensando os habituais eventos de apresentação, a Apple revelou o seu novo iPad Pro com um simples comunicado online, acompanhado por um novo teclado Magic Keyboard com trackpad integrada, e que o aproximará de um "portátil" com a chegada do iOS 13.4.

O novo iPad Pro com LIDAR mantém o mesmo design dos modelos anteriores, sendo que apenas o bloco das câmaras sofre alterações visíveis, passando a acomodar um conjunto de câmara dupla 12MP wide + 10MP ultrawide, a par do sensor LIDAR que permite uma visão 3D do mundo com melhor fidelidade - algo em que a Apple apostará em força para apps de realidade aumentada com melhor integração com o mundo real.

No interior, a Apple opta por manter o chip A12 em vez do A13 dos mais recentes iPhones, mas em versão melhorada face aos iPads Pro anteriores: temos um A12Z em vez do A12X.


Mais curiosidade tem suscitado o novo Magic Keyboard, que concretiza os rumores que circulavam. A Apple lança um teclado com um trackpad integrado, que permitirá aproximar o método de funcionamento do iPad daquele que se tem num portátil convencional - e que começará a ser devidamente explorado com a chegada do iOS e iPadOS 13.4 a 24 de Março.


O teclado conseguirá manter o iPad Pro suspenso, e conta com uma ficha USB-C cuidadosamente dissimulada na "dobradiça", que facilitará o processo de utilização sem que se fique com cabos pendurados e sem ocupar a ficha do iPad. Também será possível utilizá-lo com os iPad Pro da geração anterior (os que têm design idêntico). E com isto, ficamos mais perto que nunca da reunificação dos iPads e MacBooks - sendo que bastará lançar os MacBooks com o seu próprio CPU ARM, e deixa de haver diferença entre um iPad e um MacBook.

Os novos iPad Pro já estão disponíveis para encomenda, com preços a começar nos 909 euros para o de 11" e 1129 euros para o de 12.9". Quanto ao Magic Keyboard... bem...


Parecendo querer manter a tradição do suporte de monitor de mil euros, a Apple disponibiliza estes novos Magic Keyboard para o iPad Pro por 339 euros(!) para o de 11", e por 399 euros(!) para o de 12.9". Sim, estão a ver bem, a Apple está a pedir 400 euros por um teclado com trackpad para um iPad.

Isto atira o preço de um conjunto para valores de 1383 euros num iPad Pro 11" com Magic Keyboard e Apple Pencil; e de 1663 euros no caso do iPad Pro 12.9". Valores que superam o dos novos MacBook Air de 13".

3 comentários:

  1. E pensávamos nós que a surface cover era cara, eles abusam.

    ResponderEliminar
  2. A Apple pede por um teclado do Ipad Pro quase o mesmo valor do Ipad "simples", Ipad esse que com embora com diferenças para pior no desempenho e no ecrã, mas que não são drásticas, permite fazer tudo o que o Ipad Pro permite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E em alternativa podemos comprar um teclado que faz o mesmo, da Logitech, por menos de metade do preço:
      https://www.logitech.com/en-us/product/combo-touch.html

      Eliminar