2020/03/14

Câmara do Raspberry Pi chega a 1000fps com ajuda de FPGA


Mostrando que é sempre possível ir para além dos limites que se pensam ser possíveis na electrónica, temos um projecto que demonstra como a câmara do Raspberry Pi pode chegar aos 1000 fps, se recorrermos à ajuda de uma FPGA.

A câmara do Raspberry Pi (um módulo Sony IMX 219) é normalmente utilizado para trabalhar a resoluções e frequências ditas "normais", mas quem se der ao trabalho de espreitar o seu datasheet irá reparar que as suas capacidades podem ir para além daquelas que se podem utilizar quando a ligamos directamente a um RPI.

É que embora o módulo do RPI utilize apenas dois canais MIPI CSI, a câmara suporta quatro canais, e foi precisamente isso que Gaurav Singh decidiu utilizar, criando um módulo específico com uma FPGA a fazer a interligação do sensor com um interface USB 3.0, e assim permitindo que a câmara pudesse ser usada com frequências de até 1000 fps.

Ter em conta que para se atingir esta frequência será necessário reduzir a resolução para 640 x 80 pixeis; mas, é também possível manter uma resolução Full HD a 60 fps; ou resolução de 3280 x 2464 a 15 fps.

O projecto não será propriamente simples para ser replicado por quem não tiver experiência nesta área... mas não deixa de ser extremamente interessante, quer para os "especialistas" quer para os mais curiosos.

1 comentário: