2020/03/07

Chrome 81 chega com realidade aumentada na web


A chegada do Chrome 81 com WebXR/AR activada de origem, vai permitir o aumento de experiências de realidade aumentada criadas directamente a partir de páginas web.

Embora estejam a ser desenvolvidas há bastante tempo, só com a chegada do Chrome 81 (a 17 de Março) teremos acesso às APIs WebXR/AR que facilitam a criação de experiências de realidade aumentada no browser. A gama de potencialidades é imensa, seguindo-se alguns exemplos que podem ajudar a perceber o tipo de coisas que e torna possível com estas tecnologias.



Para além da funcionalidade "básica" de permitir criar objectos animados que aparecem sobrepostos de forma realista no mundo real, temos outros exemplos ainda mais criativos, onde se pode apontar para a foto de uma pessoa numa revista, e transformá-la num "holograma" no mundo real.



Agora só falta saber se isto continuará a ser relegado para a categoria de curiosidades com uso extremamente raro, ou se dará início a uma nova era da web em realidade aumentada, que vá preparando o terreno para a chegada de óculos de realidade aumentada que cativem o público.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]