A chegada do Chrome 81 com WebXR/AR activada de origem, vai permitir o aumento de experiências de realidade aumentada criadas directamente a partir de páginas web.
Embora estejam a ser desenvolvidas há bastante tempo, só com a chegada do Chrome 81 (a 17 de Março) teremos acesso às APIs WebXR/AR que facilitam a criação de experiências de realidade aumentada no browser. A gama de potencialidades é imensa, seguindo-se alguns exemplos que podem ajudar a perceber o tipo de coisas que e torna possível com estas tecnologias.
Coding for #WebXR (last Chrome beta!) is a lot of fun 😀— Alexandre Devaux (@AlexandreDevaux) February 28, 2020
Took me 10 minutes to update my #webgl Earthquake demo for #XR on smartphone. Thanks @mrdoob and @alteredq making #threejs always up to last specs.#AR #MR #dataviz pic.twitter.com/aHhAUJ0Ynp
Para além da funcionalidade "básica" de permitir criar objectos animados que aparecem sobrepostos de forma realista no mundo real, temos outros exemplos ainda mais criativos, onde se pode apontar para a foto de uma pessoa numa revista, e transformá-la num "holograma" no mundo real.
#WebXR + TensorFlow.js is magic 😀— Alexandre Devaux (@AlexandreDevaux) March 2, 2020
Coding an experiment that extract people from photo using deeplearning and make them appear as holograms!
In a web page thanks to #webgl and WebXR :) @TensorFlow @threejs_org pic.twitter.com/1m906jlX8H
Agora só falta saber se isto continuará a ser relegado para a categoria de curiosidades com uso extremamente raro, ou se dará início a uma nova era da web em realidade aumentada, que vá preparando o terreno para a chegada de óculos de realidade aumentada que cativem o público.
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