2020/03/29

Como fazer um Pi-Hole com ecrã e um RPI


Com mais pessoas a utilizarem a internet devido a trabalharem a partir de casa por causa do coronavirus, faz mais sentido que nunca evitarem publicidade e pouparem no tráfego desnecessário (assim como evitarem os servidores de DNS dos operadores que não os permitem mudar nos seus routers), recorrendo a um PiHole - e neste caso, usando um Raspberry Pi com ecrã.

O Pi-hole é um projecto que implementa um ad-blocker directamente ao nível de um servidor DNS que podemos instalar num computador local, sendo que - como o seu nome indica - está concebido para ser instalado num pequeno e económico Raspberry Pi. Com ele na nossa rede, podemos apontar todos os nossos equipamentos, sejam eles computadores, ou smartphones, smart TVs, ou quaisquer outros, para o usarem como servidor DNS, e assim contar imediatamente com um serviço de bloqueio de publicidade sem necessidade de instalar qualquer extensão nos demais equipamentos (para não falar daqueles onde isso nem sequer seria possível).

Por norma o Pi-Hole é algo que fica instalado num Raspberry Pi dentro de uma caixa sem qualquer indicação visual daquilo que está a fazer, mas quem preferir algo mais atractivo e informativo, poderá optar por usar um pequeno LCD económico de 3.5" com o RPI, para poder ter informação em tempo real sobre o funcionamento do Pi-hole.

É certo que já por cá falamos do AdGuard, que também disponibiliza um servidor de DNS com ad-blocker e que permite obter resultados idênticos sem que seja necessário ter um RPI ou instalar nada. Mas, para quem preferir não enviar informação dos sites que visita para serviços externos e ter tudo dentro da sua própria rede, um RPI com Pi-Hole não deixa de ser uma excelente solução.

4 comentários:

  1. por acaso comprei um raspberry4 na semana passada e instalei o Pi-Hole. Funciona bem, bloqueia a maior parte dos Ads mas nao bloqueia os ads do youtube. Alguma coisa que me esteja a falhar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://forums.unraid.net/topic/84331-finally-a-way-to-block-youtube-ads-via-pihole-work-in-progres/

      Eliminar
    2. "I eventually gave up trying to block youtube ad's w/ pihole....
      " :)

      Eliminar
    3. A única forma de conseguir bloquear anúncios no YouTube é através do uBlock Origin (ou similares) ou então usar o navegador Brave.

      Aprendi aqui nesta casa com a ajuda de outro leitor a quem agradeço tremendamente.

      Eliminar