2020/03/20

Facebook remodela página principal e ganha dark mode


A partir de hoje não se surpreendam se abrirem a página do Facebook e se depararem com um interface completamente renovado - onde não falta o "obrigatório" modo escuro da moda.

As alterações já tinham sido apresentadas no F8 do ano passado, mas só agora irão começar a chegar aos utilizadores de forma mais abrangente, e por agora numa fase ainda voluntária que poderá ser activada pelos mesmos, em preparação para a transição final que irá ocorrer daqui por uns meses.

A reorganização visa simplificar o Facebook, ao estilo do que aconteceu recentemente com a remodelação do Facebook Messenger, que regressou às origens e emagreceu dos 130 para os 30 MB.


Este Facebook remodelado apresenta secções mais destacadas, e também segue a táctica preferida da Google de reduzir substancialmente a densidade de informação, com a coluna à esquerda a ganhar elementos mais espaçados que poderão não ser do agrado de quem por lá acumulasse muitos atalhos de acesso directo. No fundo, anula qualquer vantagem de se usar um monitor de grandes dimensões - mas, como não podia deixar de ser, não falta a possibilidade de activar o modo escuro para quem o preferir.

Por agora este "novo Facebook" pode ser activado nos settings - à medida que for chegando a todos os utilizadores - e que não o quiser fazer poderá manter-se no Facebook clássico. No entanto, é algo que tem os dias contados, e melhor será começarem a adaptar-se desde já em vez de deixarem o "choque" para o fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)