2020/03/12

Ferrugem nos bancos do Tesla Model 3 é afinal "normal" na indústria automóvel


A surpresa de descobrir os suportes metálicos no interior dos bancos enferrujados num Tesla Model 3 é afinal algo bastante comum na indústria automóvel, afectando cerca de 50% dos modelos independentemente do fabricante.

A notícia surgiu em Novembro passado, quando o dono de um Tesla se preparava para fazer umas alterações no seu Model 3 para conseguir transportar skis na mala do carro (fazendo um corte nos bancos traseiros). Quando abriu as capas dos bancos, descobriu que a estrutura metálica no interior estava enferrujada - algo que não se esperaria ver num carro "novo"... ou pelo menos assim se pensava.

Especialistas da área e fabricantes de bancos já vieram confirmar que afinal esta situação é bastante comum. Cerca de metade das encomendas de bancos para automóveis vão com as partes metálicas pintadas apenas nas partes que serão visíveis pelos compradores, não tendo qualquer tratamento nas partes que ficam escondidas.

Tendo em conta a espessura do metal, mesmo com ferrugem, os bancos não terão problemas em resistir uma ou duas centenas de anos em condições normais, pelo que alguns fabricantes consideram que não se justifica o gasto acrescido para proteger essas partes não visíveis. E, como não são visíveis (a não ser que façam questão de ir espreitar)... a maioria das pessoas também nunca saberá em que estado estão realmente.

7 comentários:

  1. Pode cheirar a ferrugem e passar para os estofos, nao? Fora isso...

    ResponderEliminar
  2. Tendo trabalhado durante varios anos numa multinacional da industria automovel, especializada na fabricaçao de assentos, posso confirmar que é normal a ferrugem. Sendo uma das normais "produtividades" para reducir os custos que passa por pintar so as zonas visiveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já se sabe que como viram aquilo num Tesla é logo noticia. A caça às bruxas continua.

      Eliminar
    2. Como é visto mais como brinquedo do que como carro ....

      Eliminar
  3. Tive uma kia Seed de 2014 e poucos meses depois de a comprar os ferros do interior dos bancos também ficaram logo com ferrugem.

    ResponderEliminar
  4. O meu velhinho 190D de 92 não tem dessas coisas a marca garantia 3p anos de garantia contra a corrosão qual bancos qual chapa, uns são automóveis outros são carros

    ResponderEliminar
  5. Em 1992 havia garantias de 3 anos. Agora são de 6 / 7 anos .... além disso a ferrugem é uma forma de proteger o metal ...

    ResponderEliminar