2020/03/03

Google expande timidamente as "Rules" no Android


A Google tem estado a preparar um sistema de automações simples integrado no Android, ao estilo de um Tasker em versão bastante mais limitada, e agora está a fazer este "Rules" a mais utilizadores.

Por agora disponível apenas para os seus Pixel e para um número bastante reduzido de utilizadores, o Rules pretende ser a resposta às automações que a Apple adicionou ao iOS através do Shortcuts (resultante da aquisição da popular app Workflow). A ideia é disponibilizar formas dos utilizadores mais avançados poderem ter um maior controlo sobre os seus smartphones, criando acções e rotinas como silenciar o smartphone quando se está em determinada localização ou ligado a certa rede WiFi.



Por agora a funcionalidade do Rules é bastante limitada, mas não será difícil imaginar que a intenção da Google seja torná-lo numa alternativa "light" ao Tasker - a não ser que eventualmente decidam comprá-lo para acelerar o processo de desenvolvimento do Rules (tal como a Apple fez com o Workflow para criar as automações nos Shortcuts). A diferença é que o Workflow / Shortcuts recorre a um interface visual bastante mais acessível que facilita o processo de exploração e criação de sequências de comandos e acções, até mesmo no caso de coisas mais complexas.

Sem esse tipo de ajuda, temo que o Rules se mantenha restringido a operações de automação mais simples, sem se aventurar a entrar na complexidade do Tasker, pelo menos durante o futuro previsível...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)