2020/03/30

Huawei P40 Pro+ usa "super-periscópio" para zoom óptico 10X


A Huawei já revelou os seus novos P40, e naturalmente as atenções recaem sobre o modelo topo de gama, o P40 Pro+, quem vem equipado com uma objectiva "super-periscópica" para atingir um zoom óptico de 10X.

As objectivas "periscópio" foram a solução encontrada para colocar teleobjectivas com maior capacidade de zoom na espessura reduzida de um smartphone, fazendo com que a objectiva deitada em relação ao sensor de imagem, em vez de perpendicular como é mais habitual. No entanto, para chegar a um zoom óptico de 10X, a Huawei teve que recorrer a um novo truque, a que chama "super-periscópio".

Mesmo com o sistema periscópico, criar uma objectiva 10X faria com que a objectiva fosse demasiado comprida. Daí que, para a tornar mais compacta, a Huawei e Leica aplicaram um novo periscópio integrado no periscópio, com um prisma adicional, para prolongar o caminho percorrido pelos raios de luz até ao sensor.


As imagens captadas por esta câmara sensor seguem por isso um complicado caminho sendo reflectidas 5 vezes até chegarem ao sensor.


Enquanto isso, há alguns relatos que dizem que a Huawei poderá estar a recorrer a outro método semi-disfarçado para facilitar a vida aos utilizadores e fazer chegar a Play Store a estes modelos sem apps e serviços Google. Alguns utilizadores dizem que ao fazerem a recuperação de um backup de um smartphone anterior durante o processo inicial de configuração, estes modelos da Huawei (e Honor) vão também buscar os serviços e apps da Google, incluindo a Play Store, e acabam por ficar indistinguíveis de um Android normal. Algo que iremos comprovar quando tivermos oportunidade para testar um destes modelos...

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]