2020/03/10

Huawei P40 Pro vem com sensor quad quad bayer?


Com a aproximação da data de apresentação da nova família P40 da Huawei, aumentam também os rumores sobre o que poderemos esperar, e as câmaras continuam a ser uma das grandes apostas da marca.

Para o P40 Pro as últimas informações apontam para que venha com um sensor Sony de 52MP com dimensões generosas (1/1.33") e contando com um sistema quad-quad-bayer 16-em-1, capaz de combinar não só blocos de 4 de pixeis em 1, para melhorar a qualidade em situações de baixa luminosidade, como também combinar 4 desses blocos de 4 pixeis cada, para o tal 16-em-1, para situações de ainda mais baixa luminosidade.

Se for esse o caso, a resolução de 52MP será reduzida para 3.25MP, mas que ainda assim será suficiente para captar vídeos com qualidade superior a Full HD 1080p (2MP); ou para 13MP no caso de ser suficiente utilizar apenas um bloco de 4 pixeis.



Para o zoom a Huawei poderá estrear outra novidade. Uma das câmaras deverá utilizar uma objectiva periscópica com duplo prisma, para obter um factor de zoom óptico de 10X. Uma câmara que me arrisco a dizer que servirá maioritariamente para efeitos de dizer que é maior que a da concorrência, já que me parece que até um zoom de 5X acaba por ser bastante menos prático de usar que um de 3X para a maioria das pessoas em situações comuns (e digo isto sendo eu um fã das câmaras "mega-zoom", mas reconhecendo que, embora sendo impressionante tecnicamente, é de interesse relativo).

Felizmente, o P40 Pro virá também com uma câmara com zoom 3X, e ainda uma outra com objectiva ultra-wide, que provavelmente será posta em uso com bastante mais frequência que a 10X.

3 comentários:

  1. Mas essas cameras periscópicas não têm zoom dinamico, ou são de zoom fixo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ao momento tem sido factor zoom fixo. Algumas marcas já vão anunciando zoom variável, mas ainda não chegou a nenhum modelo no mercado.

      Eliminar
    2. Todas as câmaras de smartphones têm zoom fixo, os intermédios são feitos por "crop" e "resize". Por isso se o hardware tem 1x e 3x, é má ideia fazeres 2x porque não é verdadeiro. No S20 ultra (zoom 4x ótico) o ideal é 1x, 4x (ou 5x) ou 10x (crop do sensor de 108 ou 48 MP para 12 MP).

      Zoom dinâmico será algo para um futuro mas não recomendo. Implica peças móveis, logo sensibilidade altíssima a quedas.

      Eliminar