2020/03/11

iOS 14 prepara remodelação do "home screen" nos iPhones


Após mais de uma década praticamente inalterado, a Apple prepara-se finalmente para modernizar o home screen dos iPhones com a chegada do iOS 14.

Enquanto no Android os utilizadores têm a liberdade de escolherem entre uma infinidade de "launchers" que permitem mudar por completo o aspecto e forma de utilização dos seus smartphones, nos iPhones os utilizadores têm estado presos exactamente ao mesmo home screen de sempre, que apresenta todas as apps instaladas em icons que ficam colocados ordeiramente no ecrã, sem sequer poderem ser posicionados exactamente no local que se deseja (não se pode colocar o icon de uma app no fundo do ecrã a não ser que existam todos os outros icons anteriores a preencher o espaço até lá). Mas a Apple está a preparar mudanças para o iOS 14.

Embora ainda não se saiba se o iOS 14 permitirá colocar os icons exactamente onde se queira, há referências que indicam que pelo menos os utilizadores irão poder contar com o acesso às apps através de uma lista, que poderá ser ordenado por diversos critérios (apps mais recentes, que tenham notificações por tratar, etc.)

Mesmo que visualmente seja diferente, cumprirá o propósito funcional disponibilizado pela app drawer existente nos Android, em que podemos manter no ecrã apenas os icons das apps que mais usamos, e deixar as restantes "na gaveta", para aceder com menor frequência.

A lista manterá também uma secção de apps sugeridas pela Siri, tal como já acontece quando se faz uma pesquisa no home screen, que terá em conta a localização, data e hora, etc. e que até funciona bastante bem - ao ponto de já me ter feito desejar que em vez de ficar escondida atrás de um swipe para baixo, pudesse haver opção para que essas sugestões ficassem permanentemente visíveis numa secção do ecrã.

1 comentário:

  1. Atualmete o home screen do iOS é uma porcaria. Acho básico poder arrumar icons de apps junto ao fundo do ecrã, onde é mais fácil chegar, em especial nos modelos de iPhone com ecrã de maiores dimensões. Apesar do rumor da atualização no bom sentido, a Apple teima em manter o seu home screen for 'dummies'.

    ResponderEliminar