2020/03/05

iOS prepara recuperação de sistema via cloud


A versão veta do iOS 13.4 traz referências a um modo OS Recovery que deverá permitir recuperar o sistema em caso de problemas, via cloud, sem necessidade de um computador.

Embora a maior dos dispositivos iOS funcione sem problemas, quando estes surgem pode haver a necessidade de fazer a recuperação do sistema, operação que exige a utilização de um PC ou Mac. Mas, tal como no passado a Apple dispensou a necessidade do iTunes num computador para activar o iPhone, também este processo de recuperação poderá estar prestes a passar para a cloud.

No mais recente iOS 13.4 beta surgem referências a um modo OS Recovery que parece ser idêntico ao Internet Recovery do macOS. Ou seja, mesmo em caso de um problema que possa deixar o sistema indisponível, deverá ser possível aceder a este modo para efectuar uma recuperação completa do sistema directamente a partir da internet - ou ligado via cabo USB a outro iPhone / iPad.

Claro que isto implica que o dispositivo esteja minimamente funcional em termos de hardware, para se poder dar uso ao ecrã / touchscreen, WiFi, etc. Mas, será sempre bem vinda a capacidade de se poder evitar o uso a um PC / Mac se tal não for estritamente necessário.

1 comentário:

  1. Mais um passinho no sentido do monolito totalmente desprovido de portas e de botões físicos!

    ResponderEliminar