2020/03/03

Matrículas entram na era AA-00-AA


Os portugueses irão começar a ver a partir de hoje carros com matrículas da série AA-00-AA, sendo o início desta nova era apropriadamente marcado por um carro eléctrico.

Depois das série com apenas um único grupo de letras, que se seguiram às anteriores matrículas numéricas das regiões, Portugal entra agora numa era em que as matrículas contarão com dois grupos de letras, no formato "AA 00 AA", marcando-se também o adeus aos traços separadores entre grupos, e a secção amarela com o ano e data de matrícula. Este indicador do mês e ano era apenas utilizado em Portugal e causava alguma confusão noutros países, onde as matrículas apresentam um selo de validade na matrícula.

A primeira matrícula disponível desta nova geração é a AA 01 AA (a AA 00 AA fica reservada pelo IMT), atribuída a um automóvel eléctrico. Como curiosidade adicional, a última matrícula da série antiga (99-ZZ-99) foi também para um automóvel eléctrico.


Como seria de esperar, as anteriores matrículas permanecem válidas, mas em caso de substituição os donos podem optar por manter o estilo original da sua matrícula ou optar pelo novo modelo (sem a data e sem os traços) - opção que seguramente irá  ser seguida por aqueles que não apreciam a estética da parte amarela da matrícula.

Quanto a esta nova série, está prevista que seja suficiente para os próximos 45 anos. E quando lá se chegar, bastará novamente transitar o bloco numérico para um dos lados, ou usar três grupos de letras, que garantirão mais alguns séculos de matrículas.

7 comentários:

  1. Matrículas inteiramente numéricas?

    Será gralha...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também desconhecia isso, será verdade?

      Eliminar
    2. Referia-me aos primórdios das matrículas, tinham apenas a região e número.

      Eliminar
    3. De qualquer forma, já clarifiquei o texto para não induzir em erro.

      Eliminar
  2. Quem será o sortudo a ter a matrícula BO-00-BS?

    ResponderEliminar
  3. "Matrículas entram na era AA-00-AA"... diria antes que entram na era AA 00 AA...pq os hífenes também vão à vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os hífens desaparecem mas não são substituídos por espaços. Então: AA00AA

      Eliminar