2020/03/01

Músicos criaram "todas as músicas" possíveis para combaterem direitos de autor


Uma dupla de músicos-programadores teve a ideia de criar um programa que gerasse todas as melodias possíveis numa oitava, de seguida disponibilizando-as como "domínio público" para que sirvam de protecção contra qualquer futura tentativa de direitos de autor contra músicos.

Trabalhando a um ritmo de 300 mil "músicas" criadas por segundo, o seu programa gerou todas as combinações de notas possíveis para uma oitava, significando que para todos os efeitos, a sua obra contém todas as músicas que possam vir a existir (assim como todas as que já foram criadas).

A ideia é proteger os músicos dos processos de violação de direitos de autor quando uma sua música se aproxima demasiado de outras já existentes; mas para que isso aconteça ainda será necessário surgir um caso que chegue aos tribunais e em que seja esta compilação de "todas as músicas possíveis" a servir de defesa.

... Se tal acontecer, nada como começar a pensar em fazer o mesmo para as imagens. Afinal, basta não ficar desmotivado pelo número "infinito" de possibilidades e pedir os direitos de autor para todas as combinações possíveis de 256 cores (já não vou para os 16 milhões de cores) de uma imagem com 640 x 480 pixeis (também para não entrar em exageros). São apenas 256 ^ 307200. Se alguém encontrar uma calculadora que consiga fazer a conta, que deixe o resultado nos comentários. :)


3 comentários:

  1. 307200 * log 256 = X * log 10
    1 seguido de 739811 zeros

    ResponderEliminar
  2. https://defuse.ca/big-number-calculator.htm
    O ultimo digito é um 6...

    ResponderEliminar
  3. https://www.wolframalpha.com/input/?i=256+%5E+307200

    ResponderEliminar