2020/03/01

Tesla prepara revolução nas baterias com custo reduzido


A Tesla tem estado a preparar caminho para produzir as suas próprias células de bateria, e com isso afastar-se ainda mais dos seus concorrentes, atingindo o marco de baterias com um custo de $100 por kW.

A aposta da Tesla na produção de baterias tem estado a compensar, com a concorrência a ser incapaz de produzir baterias em número suficiente para lançar automóveis eléctricos em volume suficiente para enfrentar a Tesla. Mas, enquanto os fabricantes se apressam a tentar resolver essa questão, a Tesla parece estar novamente um passo à frente, preparando-se para voltar a fazer "tremer" o mercado.

A Tesla tem feito aquisições, de especialistas, empresas e tecnologia relacionada com baterias, que faz com que esteja praticamente confirmada a sua intenção de começar a produzir as suas próprias células de bateria. Células essas que não só irão aumentar a densidade energética, como - tão ou mais importante - irão possibilitar uma redução de preço significativa, para os $100 por kW.


Este tem sido o patamar "mágico" apontado por muitos especialistas para o ponto em que se torna possível começar a produzir e vender automóveis eléctricos com autonomia idêntica aos seus congéneres com motores a combustão a preço idêntico, sem necessidade de subsídios estatais para os tornar mais apelativos.

É esperado que a Tesla revele mais detalhes sobre estes seus planos em Abril, no seu dia "Battery Investor Day", mas se tal se vier a confirmar, será uma nova dor de cabeça para todos os demais fabricantes de automóveis... que a somar ao problema de encontrar fornecedores de baterias em volume suficiente, também se verão também na difícil posição de tentar igualar os preços das baterias da Tesla.

3 comentários:

  1. Será que ela realmente esta preocupada com meio ambiente ou com negócios?

    ResponderEliminar
  2. Problema das pessoas é que elas acabam idolatrado empresas como fossem santos e a verdade são verdadeiras fraudes caça níqueis.

    ResponderEliminar