2020/03/29

Nissan e-4ORCE melhora tracção integral nos automóveis eléctricos


A Nissan prepara-se para aumentar o desempenho dos seus automóveis eléctricos com a nova tecnologia de controlo de tracção integral e motor duplo, denominada e-4ORCE.

A tecnologia nasceu das lições retiradas ao longo do desenvolvimento do sistema ATTESA E-TS de repartição de binário, que a Nissan utiliza nomeadamente no Nissan GT-R, e do Sistema 4×4 Inteligente do Nissan Patrol. Os engenheiros da Nissan desenvolveram a tecnologia e-4ORCE para gerir especificamente a potência e o desempenho em travagem do automóvel eléctrico, de um modo suave e estável.

Esta tecnologia proporciona um binário instantâneo às quatro rodas, para fornecer uma potência e condução equilibrada e previsível, equiparável a muitos automóveis desportivos topo de gama.

O “e” representa as tecnologias da Nissan possibilitadas por um sistema de transmissão de motor 100% eléctrico. “4ORCE”, pronunciado “force”, evoca a potência e energia física e o “4” representa a capacidade de condução com controlo de tracção integral.

O conforto de condução é resultado da capacidade da tecnologia e-4ORCE em minimizar a oscilação e os movimentos bruscos do automóvel. Isto é conseguido ao utilizar a travagem regenerativa tanto dos motores dianteiro como traseiro, tornando o pára-arranca do trânsito em cidade menos brusco. De forma semelhante, em estradas acidentadas e irregulares, e ao acelerar, o controlo de cada motor é optimizado para manter o conforto de condução, minimizando qualquer movimento irregular.

O e-4ORCE aumenta a confiança do condutor ao seguir a trajectória pretendida por este, graças à elevada precisão e controlo de travagem dos motores. Com a confiança para lidar com uma tal variedade de superfícies rodoviárias, mesmo para condutores pouco experientes em superfícies escorregadias, a condução torna-se mais agradável.

A Nissan apresentou recentemente o seu protótipo Ariya, um crossover de emissões zero que conta com a tecnologia de motor duplo e tracção integral Nissan e-4ORCE.


[via Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)