2020/03/08

Novo chip WiFi gasta 5000x menos energia


Investigadores criaram um novo chip WiFi com consumos ultra-reduzidos que abre as portas a dispositivos de longa duração alimentados por baterias.

O WiFi tornou-se no standard mais comum para comunicação wireless, mas não foi pensado para ser de baixo consumo em termos energéticos. Embora existam dispositivos WiFi alimentados por baterias que prometem autonomias alargadas, isso é conseguido quase sempre à custa de ligações WiFi esporádicas, ou através da utilização de um gateway que converta o WiFi num sistema wireless mais poupado (como o ZigBee, por exemplo). Mas isso poderá deixar de ser necessário...

Investigadores criaram um chip WiFi que gasta apenas 25 microwatts, cerca de 5000 vezes menos energia que um chip WiFi tradicional. Ao contrário de outros chips WiFi ultra-poupados, este consegue ainda assim transmitir dados a 2Mbps a mais de 20 metros de distância - suficiente para manter o streaming de uma câmara de vídeo com baixo consumo de energia.


A táctica é a mesma já usada noutros projectos de redução de consumos. Em vez de gerar completamente sinais WiFi de raiz, este chip é capaz de aproveitar sinais wireless de outros equipamentos WiFi, como routers ou smartphones, modificando-os e reutilizando-os para as suas próprias comunicações, usando apenas uma fracção da energia habitualmente necessária. Isto abre as portas a dispositivos WiFi como sensores e outros, de tamanho compacto, com autonomias que se podem prolongar durante anos.

1 comentário: