2020/03/08

Raspberry Pi Imager facilita instalação de sistemas operativos em cartões de memória


Sabendo que o processo de instalação inicial do sistema operativo para um cartão de memória não é propriamente o mais fácil para quem se inicia no mundo dos Raspberry Pi, foi criada uma ferramenta para facilitar essa tarefa: o Raspberry Pi Imager.

O Raspberry Pi Imager é uma ferramenta open-source disponível para Windows, macOS e Ubuntu, e que tem por missão tornar o processo de criação de um cartão SD com o sistema operativo pretendido ou diversas ferramentas em algo tão simples como dois ou três cliques, sem complicações nem receios de cometer qualquer erro.

Quando se executa o programa ele descarrega a informação actualizada sobre os sistemas operativos disponíveis, como o Raspbian, LibreELEC, etc. Depois, basta escolher o sistema operativo, escolher o cartão de memória para onde queremos transferir o sistema e, depois de fazermos a confirmação final, esperar que o processo seja concluído.

Podem descarregar o Raspberry Pi Imager no site oficial do RPI.


4 comentários:

  1. Carlos Martins,tens um erro ortográfico
    "Sabendo que o processo de instalação inicial do sistema operativo para um cartão de memória não é propriamente o mais fácil para quem se inicia no mundo dos Raspberry Pu"

    ResponderEliminar
  2. Por coincidencia tentei hoje instalar. Deu erro 3x. Acabei por utilizar o método tradicional! :D

    ResponderEliminar
  3. Bem,para dizer a verdade ou é profissional ou então é para esquecer tenho um raspberry 3b+ com o cartao formatado na loja e funciona e comprei o raspberry 4 de 4b e esse definitivamente nao consigo por a funcionar se alguem me puder ajudar preciso de um cartao formatado e pago o que for preciso obrigado

    ResponderEliminar