2020/03/17

Samsung prepara sensor de 150MP para smartphones


Depois do sensor de 108MP, a Samsung prepara um novo mega-sensor para as câmaras dos smartphones, com 150MP e 1".

Há muito que se sabe que resolução não significa, por si só, melhor qualidade; e isso ficou reflectido no interregno que houve nos últimos anos, em que os fabricantes abandonaram a corrida aos pixeis e se focaram na qualidade em baixa luminosidade. No entanto, a corrida aos megapixeis parece ter regressado, e a Samsung quer consolidar a sua liderança.

Depois do sensor ISOCELL de 108MP, a Samsung está a preparar um novo sensor com 150MP, que será também o maior de sempre destinado a smartphones, com 1"! É um tamanho que supera o sensor de 1/1.2" usado no histórico Nokia 808 PureView e que se aproxima do tamanho que estamos habituados a ver em câmaras digitais.

Também aqui o objectivo não será usar os 150MP para criar fotos de 150MP, mas sim o de combinar grupos de pixeis para melhorar a qualidade em fotos com resolução inferior. Neste caso, serão combinados grupos de 9 pixeis, para uma foto final com 16MP. Adicionalmente, será de esperar que se tire partido da sua capacidade para fazer zoom digital sem perda de qualidade.

Este novo sensor deverá ser estreado num smartphone da Xiaomi no último trimestre do ano, e deverá manter-se o campeão nas câmaras dos smartphones até que a Qualcomm revele o sensor de 200MP que anunciou estar a desenvolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)