2020/03/27

Sonoff Micro WiFi USB a €5


A Itead tem um novo módulo Sonoff Micro que, desta vez, tem a particularidade de poder ser ligado directamente numa porta USB e ser usado para controlar outros dispositivos alimentados por USB que lhe ligarmos.

Os módulos Sonoff são bem conhecidos de todos os que se aventuram na automação doméstica, e agora passam a contar com mais um membro na família. O Sonoff Micro é um pequeno módulo que se pode encaixar numa porta USB trazer a magia da automação e agendamentos a outra porta USB. É certo que em muitos casos se poderia obter o mesmo resultado usando um módulo de tomada ao qual se ligasse um carregador USB, mas com este Sonoff Micro temos a possibilidade de o utilizar até a partir de power banks (por exemplo), ou em locais onde seja mais conveniente usar um módulo que se ligue directamente a uma porta USB e não à própria tomada - como numa porta USB de uma consola, ou Smart TV, etc.


Neste momento é possível apanhar um destes Sonoff Micro por 5.83 euros.

Com ele, podemos fazer coisas como criar horários para melhor gerir o carregamento de dispositivos USB, ou simplesmente para controlar coisas como fitas LED alimentadas via USB, ou outros equipamentos. E com um preço de apenas 4 euros neste fase de lançamento... não se pode dizer que seja caro.


Nota: Este módulo não usa o habitual chip ESP8266, mas sim um chip chinês CKW04. Pelo que nesta fase não será possível aplicar-lhe um firmware alternativo estilo Tasmota como acontece com os restantes módulos Sonoff.

2 comentários:

  1. Acho que este aparelho dava um excelente keylloger... Teorias da conspiração!! ]:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o objectivo será utilizá-lo noutros locais e não ligado a um PC. :)

      Eliminar