2020/03/23

TerraMaster lança DAS D5 Thunderbolt 3


Mais conhecida pelos seus NAS, a TerraMaster conta agora com um DAS de 5 baías Thunderbolt 3, capaz de transferências superiores a 1GB/s.

Ao contrário dos NAS (Network Attached Storage) que ficam ligados directamente numa rede, os DAS (Direct Attached Storage) são dispositivos concebidos para serem ligados directamente a um computador. No caso deste novo D5 Thunderbolt 3 a ligação é feita via Thunderbolt 3, permitindo adicionar 5 discos a qualquer computador com essas portas... e mais alguns extras.

Suportando os modos RAID mais populares RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 e também JBOD, usando discos ou SSDs de 2.5" ou 3.5", é possível atingir velocidades de 1035 MB/s em leitura e 850 MB/s em escrita (isto no caso de se usarem SSDs em RAID 0). Ainda possível usá-la para ligar um monitor externo adicional (tem saída DisplayPort), para além da porta Thunderbolt 3 adicional que permite ir adicionando outros dispositivos.




Infelizmente, tudo isto chega com um preço pouco simpático. Este TerraMaster D5 Thunderbolt 3 custa 699 euros. Para referência, o modelo de 5 baías USB 3.0 TerraMaster D5-300C custa apenas 199 euros, tornando-o bastante mais apelativo mesmo tendo em conta que as transferências se ficam pelos 410 MB/s.

Pela diferença de preço, dava para comprar o modelo USB 3.0 e dois discos de 8TB Seagate IronWolf para NAS (e depois ir fazendo upgrade com discos adicionais quando fosse necessário).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)