2020/03/15

Tesla Model Y vem com bomba de calor (mas sem cobertura da mala)


Com o novo Tesla Model Y a chegar às mãos dos primeiros clientes, vão-se descobrindo inúmeros detalhes, incluindo a opção por uma bomba de calor que contribuirá para uma maior eficiência nos dias mais frios.

Ao contrário do que acontece com os automóveis com motores a combustão, onde o calor é produzido com excesso e utilizado para aquecer o habitáculo (quando necessário), nos automóveis eléctricos o processo de aquecer o habitáculo obriga a "ligar um aquecedor" - algo que normalmente consiste no recurso a resistências eléctricas. Mas não no Model Y.

Em vez de resistências eléctricas, o Model Y recorre a uma bomba de calor, resultando numa maior eficiência no aquecimento do veículo (e no fundo actuando como um "ar condicionado" que funciona tanto para arrefecer o habitáculo como para o aquecer, transferindo o calor para dentro ou fora do veículo conforme necessário).

Adicionalmente, há outras coisas que se vão descobrindo, como a presença de um carregador wireless duplo de origem, bancos traseiros reclináveis (na opção de 5 lugares), porta USB-C livre mais uma porta USB normal para uma pen ou disco para gravações do Sentry Mode, mala traseira com porta motorizada.

... Mas, existem também ausências inexplicáveis: para um veículo com uma bagageira imensa (e neste nível de preços), não deixará de se estranhar a ausência de uma cobertura / chapeleira para esconder o que se leva na mala. É que não só não traz nenhuma de origem, como parece não ter sequer pontos de fixação para se meter uma facilmente como "extra"!



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)