2020/03/17

Universal estreia filmes em streaming para fazer face ao coronavirus


Foi necessária uma pandemia (do coronavirus) para que os estúdios de Hollywood finalmente fizessem aquilo que há muito se pede: estrear os novos filmes simultaneamente nas salas de cinema e nos serviços de streaming.

O encerramento das salas de cinema em muitos países assolados pelo coronavirus, incluindo o nosso, tem feito com que muitos estúdios tentem adiar os seus lançamentos para datas que melhor possam servir para obter os níveis de bilheteira que tanto desejam. Mas, uma vez que não podem deixar de lançar novos filmes a cada semana... parecem estar dispostos a quebrar um tabu, disponibilizando os filmes que estreiam simultaneamente em serviços de streaming.

Isto é algo que tem sido pedido desde sempre, já que faz cada vez menos sentido atrasar deliberadamente a disponibilização de um filme durante vários meses, só para assegurar a exclusividade às salas de cinema. É certo e sabido que quem quiser ver um filme no cinema o continuará a fazer; e que aqueles que o preferem ver em casa, não será por terem que esperar "o que for preciso" que deixarão de o fazer.

Com muitas salas de cinema encerradas, os estúdios têm a desculpa para estrear os filmes simultaneamente em serviços de streaming, sendo que filmes como The Hunt, Invisible Man e Emma deverão ficar disponíveis já esta semana; em diferentes plataformas dependendo dos países, com um preço de referência de $19.99 com um prazo de 48 horas para visualização.


A medida não agrada às cadeias de cinema, que receiam que, depois de se abrir esta porta, a mesma permanecerá aberta mesmo depois do coronavirus ter passado. Mas, esperemos que fique demonstrado que este grande receio das salas de cinema não passa de um mito infundado... e que não há motivos para continuar a combater o lançamento simultâneo de filmes no cinema e nas plataformas de streaming online.

2 comentários:

  1. Sim, vou mesmo pagar 20 dollars para ver um filme que já me queixava pagar 6 euros para ver no cinema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, esse preço nao faz aparentemente muito sentido, mas lembra-te que por esse preço consegues que toda a família possa ver também o filme, logo, e dependendo do tamanho da familia, até pode acabar por ser um bom negócio.

      Eliminar