2020/04/13

A impressionante conversão de fotos 2D para pseudo-3D


Converter uma foto 2D em pseudo-3D é possível com resultados cada vez mais impressionantes, e ao alcance de todos.

Num mundo dominado pelo vídeo, apresentar uma foto 2D estática é meio caminho para se perder o interesse dos espectadores / seguidores. Desde há muito que existem técnicas para tornar a apresentação de fotos mais apelativas quando são mostradas num vídeo, como o famoso efeito Ken Burns que vai fazendo zoom para um rosto ou outro elemento de destaque, mas actualmente as coisas atingem níveis verdadeiramente inacreditáveis.

Por exemplo, este projecto mostra-nos como converter uma simples foto 2D numa animação onde os elementos parecem ter sido captados em 3D, com vários resultados possíveis, de uma animação circular que dá destaque ao efeito 3D, ou um simples efeito de zoom, mais subtil, mas que também transforma por completo a apresentação de uma foto quando incluída num vídeo.



O projecto está disponível como open-source, tendo como requisitos: Linux (foi usado um Ubuntu 18.04.4 LTS), Anaconda, Python 3.7 e PyTorch 1.4.0.

Será uma questão de tempo até que, ao se seleccionar no smartphone para criar um álbum de fotos, se possam contar com efeitos como este aplicados automaticamente... Por agora, o processo de conversão de cada uma destas fotos é coisa para demorar entre 2 a 3 minutos, dependendo do computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)