2020/04/13

O excesso de apps de mensagens e videochamadas


Em época de proliferação do tele-trabalho forçado devido ao coronavirus somos confrontados com a enorme quantidade de apps e serviços de mensagens e videochamadas - sendo este também um cenário que não deixa de ser esclarecedor quanto à falta de rumo da Google nesta questão.

No exemplo que se segue, vemos aquilo que será um panorama comum para muitos utilizadores, com uma pasta dedicada às apps de videochamadas e mensagens, onde o elemento de destaque não é o facto de por lá podermos encontrar mais de uma dúzia de apps, mas sim por quase metade delas serem apps da Google!



Entre apps como o Zoom, Skype e Teams, temos - só da Google - as apps: Hangouts, Voice, Chat, Meet, e Google Duo. Um cenário que se torna algo ridículo quando se considera que a mais antiga delas, o Hangouts, já fazia (e continua a fazer) tudo o que as outras fazem... e mais até. No entanto, a Google continua no seu caminho de o fazer desaparecer, não se percebendo como é que espera que em lugar de uma só app os seus utilizadores passem a utilizar as restantes quatro ou cinco (se não surgirem mais algumas novas entretanto - e isto só porque o Google Allo que entretanto tinha sido lançado, já foi encerrado.

Infelizmente, parece que nem o coronavirus vai fazer com que a Google acerte o rumo no que diz respeito às comunicações... e todos os seus concorrentes agradecem. Praticamente todas as pessoas com quem falava diariamente via Hangouts já se mudaram para o Messenger ou WhatsApp... e duvido que estejam dispostas a regressar a qualquer serviço de mensagens da Google.

2 comentários:

  1. Desde o Google Talk foi sempre a piorar
    Tive smartphones péssimos de entrada de gama ainda com o Android 2.1, ou o 2.3.3 e na altura vinham com o Google Talk, mesmo com especificações péssimas, o serviço de mensagens fazia o que lhe competia... notificava e era ágil. O hangouts ao fim destes anos todos, ainda não conseguiu metade da velocidade do whatsapp.
    Preferia 10 vezes o google talk, com a possibilidade da app no desktop do que o hangouts

    ResponderEliminar
  2. Sim, o Google talk, funcionava de forma maravilhosa. Podiam renovar o serviço dando-lhe talvez até uma página dedicada, e ir melhorando a app nos smartphones, mas mantendo a integração com o Gmail. Agora enfim, é quase como escolher pertencer a uma tribo urbana.

    ResponderEliminar