2020/04/26

Android 11 remove permissões a apps não utilizadas


Para o Android 11 a Google tem estar a apertar o controlo das permissões dadas às apps, e inclui também uma curiosa opção que permite remover automaticamente todas as permissões a apps que não se utilizarem há alguns meses.

Nas últimas versões a Google tem apertado o controlo das permissões, e no Android 11 esse controlo será ainda mais apertado. Para além de permitir coisas como o acesso durante apenas uma execução para coisas como o acesso à localização, será também possível activar um modo de auto-remoção de permissões para apps não utilizadas.




Com esta opção activada, as apps que não se utilizarem durante alguns meses, verão removidas as permissões de acesso à câmara, contactos, ficheiros, e actividade física (no caso de lhes terem sido dadas essas permissões pelo utilizador).

Será uma excelente forma de evitar abusos por parte de apps que se tenha instalado apenas para experimentar e depois se tenha deixado ficar por descuido (ou preguiça de a remover), ou de apps antigas que tenham acesso a estas permissões e se tornam num alvo desejado para atacantes que as compram aos seus criadores originais para depois lhes tentarem injectar funcionalidades maliciosas por intermédio de actualizações.

No caso de apps que se queiram manter mas se dê pouco uso, continua a ser possível não utilizar esta auto-remoção, deixando que mantenham permanentemente as permissões dadas sem que sejam removidas.

1 comentário: