2020/04/01

Apple compra Dark Sky e deixa "céu encoberto" para todos os utilizadores não-Apple


O serviço Dark Sky, que usa os sensores dos smartphones para melhorar as previsões meteorológicas, foi comprado pela Apple - e com isso chega também o lado negro das aquisições de sucesso: deixará de estar disponível para todos os utilizadores que não usarem equipamentos da Apple.

Nascido em 2015 de um projecto no Kickstarter com o módica objectivo de 35 mil dólares, o Dark Sky rapidamente foi conquistando utilizadores e expandindo o seu alcance; sendo que no ano seguinte chegou à web. O seu princípio de funcionamento, de tirar partido dos sensores de potencialmente centenas de milhões de smartphones espalhados pelo mundo, era bastante apelativo para recolher dados que permitam fazer previsões com maior precisão... e isso não passou despercebido à Apple.


A Apple comprou o Dark Sky, e com isso chegam grandes alterações. A app para iOS continuará disponível por agora (embora se preveja que seja uma questão de tempo até que seja integrada no sistema, e assim garanta que todos os iPhones estarão a contribuir dados para as suas previsões); mas tudo o resto leva um grande corte.

A app para Android e Wear OS desaparece desde já, e quem já a tiver só a poderá continuar a utilizar até 1 de Julho de 2020; a mesma data em que o acesso via website também passará a ser exclusivo para utilizadores iOS. E, para piorar as coisas de forma mais abrangente, a Apple encerrará também o acesso à API do Dark Sky, utilizada por inúmeros serviços (DuckDuck Go, Microsoft, Runkeeper, Yelp, Home Assistant, etc.) Serviços que terão que recorrer a outra API para terem acesso a dados meteorológicos.

3 comentários:

  1. A ditadura do dinheiro aplicada na sua vertente mais implacável ao mundo real...

    Que real treta. :(

    ResponderEliminar
  2. Tanto sítio para ver a meteo...

    ResponderEliminar
  3. outra cuspidela pro ar.. Tal e qual a situaçao da huawei com os US. A longo prazo dará mais força a outras empresas que apostarão naturalmente apenas no Android e os seus 80% de quota de mercado.

    ResponderEliminar