2020/04/23

Cancelamento de ruído RTX Voice da Nvidia


Quando se fala de RTX pensa-se imediatamente em coisas como jogos em ray-tracing, mas a potência deste GPU pode também ser usado para outras coisas: como um impressionante sistema de cancelamento de ruído chamado RTX Voice.

Há muitos anos que existem sistemas de cancelamento de ruído, mas por norma costumam ser apenas eficazes para tipo de ruído relativamente constantes, como o barulho a bordo de um avião. Se houver algum ruído esporádico, como barulhos de marteladas, continuam a fazer-se ouvir - eventualmente, com alguma atenuação. Mas com o RTX Voice, o cancelamento de ruído passa para outros níveis:



Focando-se exclusivamente no cancelamento de ruído em situações em que se tem alguém a falar, o RTX Voice é capaz de eliminar não so as fontes de ruído constantes (demonstradas no vídeo acima por uma ventoinha a soprar directamente para o microfone), como também os tais ruídos imprevistos e esporádicos, como marteladas - e tudo isto enquanto deixa passar a voz de forma completamente inteligível, apenas com alguns vestígios ocasionais dos ditos ruídos que passam misturados com a voz.

Se tiverem uma placa gráfica RTX e derem uso frequente ao microfone para falarem, vale a pena experimentarem.


Actualização: Como indicado por um dos nossos leitores (obrigado Luis!), é possível meter o RTX Voice a funcionar em placas Nvidia não-RTX.
  1. Tentar instalar o RTX Voice até ao ponto em que se queixa que não tem uma placa RTX
  2. Editar o ficheiro C:\temp\NVRTXVoice\NvAFX\RTXVoice.nvi com um editor de texto e eliminar a secção "constraints":
    <constraints>
    <property name="Feature.RTXVoice" level="silent" text="${{InstallBlockedMessage}}"/>
    </constraints>
  3. Gravar o ficheiro e voltar a executar o instalador: C:\temp\NVRTXVoice\setup.exe

3 comentários:

  1. Há possibilidade de instalar em GPUs não RTX: https://forums.guru3d.com/threads/nvidia-rtx-voice-works-without-rtx-gpu-heres-how.431781/

    ResponderEliminar
  2. Será que é coincidência que desde à uns dias atrás tenho um novo noise supression filter no discord que também consegue ignorar bastante bem os ruídos?

    https://support.discordapp.com/hc/en-us/articles/360040843952

    ResponderEliminar